ROTA
Cinemas do Bairros São Mateus
No período áureo dos Cinemas de Rua de Juiz de Fora, a exibição de filmes não era uma exclusividade do centro da cidade, existiam também diversas salas de cinemas nos bairros, como no São Mateus, que contava com duas: o Cine São Mateus e o Cine Paraíso. A proximidade com o
centro e a facilidade no transporte – promovida pelos charmosos bondinhos – fazia com que o baoirro se tornasse uma opção de cultura e lazer não só para os moradores daquela área, mas de outros bairros da proximidade.
Cinema São Mateus
Funcionamento: ≅1930 – ≅1960
Localização: Rua Moraes e Castro, 877 – São Mateus
Descrição:
Localizado na Rua Moraes e Castro, o Cine São Mateus pertencia à paróquia homônima e surgiu pouco depois da criação da igreja, em 1927. Idealizado pelo Monsenhor Gustavo Freire, o cinema tinha a intenção inicial de atrair as crianças e adolescentes para as atividades religiosas e, para isso, exibia pequenos filmes católicos nas tardes de domingo. Com o sucesso das sessões, a Companhia Franco-Brasileira de Filmes alugou o espaço e gerenciou as exibições cinematográficas do local até o final da década de 60, quando o Cine São Mateus encerrou suas atividades cinematográficas.
Atualmente, o espaço físico ainda existe e muitas das suas características ainda são as mesmas, como o chão de madeira e o palco, no entanto é utilizado como salão paroquial da igreja São Mateus.
Cine Paraíso
Funcionamento: 1953 – 1967 / 1986 – 1990
Localização: Rua São Mateus, 1001 – São Mateus
Descrição:
O Cine Paraíso, idealizado por Orville Derby Dutra, foi inaugurado no dia 16 de maio de 1953, funcionando diariamente com duas sessões. Nesta época, Orville atuava como presidente do Instituto Maria, uma instituição filantrópica, que mantinha um orfanato para meninas. A criação do Cine Paraíso tinha a intenção de criar uma fonte de receita para o Instituto, a partir da venda de ingressos. O cinema funcionou até 1967, quando, por diversos fatores, foi fechado. O espaço foi alugado pela Prefeitura e funcionou durante alguns anos como depósito de alimentos escolares, até que, em 1985, começou a ser utilizado pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage – Funalfa – como um local de promoção cultural. Após 33 anos da sua inauguração, o Cine Paraíso é reinaugurado, no dia 16 de maio de 1986, através de um contrato com a Empresa Brasileira de Filmes (Embrafilme). Com a reabertura do cinema, além da promoção de filmes nacionais, foi criada uma programação especial para crianças, chamada de “Paraíso para crianças”.
No dia primeiro de maio de 1990, o Cine Paraíso encerrou de vez suas atividades e seu prédio foi vendido.