Cine-Theatro Central

Nome:

Cine-Theatro Central

Funcionamento:

1929 – atualidade

Localização:

Centro

Descrição:

O Cine-Theatro Central foi inaugurado no dia 30 de março de 1929, com a exibição do filme “Esposa Alheia”. Idealizado pela Companhia Central de Diversões, foi construído pela empresa Pantaleone Arcuri, no local que antes abrigava o Teatro Polytheama, na Praça João Pessoa, bem no Centro de Juiz de Fora. As pinturas internas do teatro são assinadas pelo Italiano ngelo Biggi.

Na década de 1980, com a popularização da televisão, videolocadoras e cinemas de shopping, o Central passou a atrair cada vez menos público, o que culminou no fechamento do cinema. A partir deste momento, a venda do prédio passou a ser cogitada, o que poderia acarretar na demolição do teatro. Foi quando, por iniciativa de artistas e da população, várias manifestações aconteceram, clamando a intervenção do poder público na preservação do espaço. A campanha “Central, a emoção de todos nós” resultou no tombamento do prédio. Em 1994, quando Itamar Franco era o presidente do Brasil, e Murílio Hingel, o ministro da Educação, a Universidade Federal de Juiz de Fora, através de orçamento do MEC, pôde adquirir o Cine-Theatro. Depois disso, o prédio foi tombado em nível federal, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan – e, em 1996, passou por uma restauração completa.

Atualmente, o Cine-Theatro Central não exibe mais filmes, mas continua recebendo espetáculos de música, teatro e eventos. Além disso, conta com o projeto de visitas guiadas, em que o público pode conhecer o espaço gratuitamente com a ajuda de bolsistas especializados.

Websérie

Reproduzir vídeo

Outros cinemas da Rua Halfeld