Cine Excelsior

Nome:

Cine Excelsior

Funcionamento:

1958 – 1994

Localização:

Centro

Descrição:

O Cine Excelsior foi inaugurado em 1958, na avenida Barão do Rio Branco, nº 1909, no Centro de Juiz de Fora, por um grupo de empresários locais. Com capacidade para 1250 pessoas, o Excelsior foi considerado uma das melhores salas de cinema da época, com 21 alto-falantes, tela de cinemascope de 17m de largura por 6,5m de altura, ar-condicionado, teto em estilo Art Nouveau e iluminação feita com 1050 metros lineares de tubos de néon.

A partir da década de 1970, por dificuldades financeiras, o cinema passou a ser administrado pela Companhia Franco-Brasileira, responsável pela gestão de várias das salas de Juiz de Fora. A queda de bilheteria levaria, finalmente, ao fechamento do espaço, em outubro de 1994. Um ano depois, a partir de grande mobilização comunitária e política, a Prefeitura promulgou o Decreto Municipal 5349, que instituiu o cinema como um bem de interesse cultural da cidade. Mas, pouco depois de iniciar reformas para a reinauguração da sala, a Cia. Franco-Brasileira começou uma longa batalha judicial para garantir ao espaço outros usos, além da exibição de filmes, negócio que já não se mostrava tão rentável.

Depois de alguns anos abandonado, o espaço comercial foi vendido para um empresário local e quase transformado em um estacionamento, o que só não aconteceu por decisão judicial. Em 2011, era o maior cinema do interior de Minas Gerais ainda preservado.

Websérie

Reproduzir vídeo

Outros cinemas do Centro